Destaques

Luanda acolhe fórum de combate ao Sida

01-09-2015

O 1º Fórum nacional das organizações da sociedade civil de combate ao Sida vai ser realizado de 01 a 03 de Setembro deste ano, em Luanda, na sala de Conferências do Instituto Nacional de Estatística.

Segundo um documento, o Fórum, sob o lema: “Geração Livre da Sida, Tuberculose e Malária: um compromisso da Nação”. O evento decorrerá sob a égide da Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (ANASO), com o apoio de diversos parceiros, no âmbito dos objectivos do milénio e do acesso universal aos serviços de saúde.

De acordo com a nota, a actividade tem como finalidade avaliar as acções desenvolvidas nos últimos anos nas comunidades e estabelecer um compromisso da sociedade civil para a melhoria da saúde no período pós 2015.

O Fórum contará com a participação de 150 pessoas, provenientes de todas as províncias do País, representando instituições do governo, sociedade civil, parceiros de desenvolvimento e jornalistas, bem como representantes de Moçambique e Cabo Verde.

A comissão organizadora deste fórum acredita que apesar da situação de crise financeira que o país vive e a consequente redução dos recursos para o sector da saúde é possível melhorar as acções de informação, conhecimento e solidariedade junto das famílias e comunidades para se continuar a sonhar com uma Angola livre da Sida, Tuberculose e Malária até 2030.

Durante o fórum, os organizadores vão homenagear o Engº José Eduardo dos Santos, Presidente da República de Angola, pelos feitos e identificar os embaixadores de boa vontade na luta contra as epidemias acima referidas.

Recorde-se que a prevalência do VIH em Angola é estimada em 2.4%, os casos de co-infecção são de 11 porcento e a malária é responsável por 25% do total de óbitos do País.

Fonte: ANGOP